9 incríveis benefícios da dança para o corpo e a mente

Sabias que existem diversos estilos de dança, existindo uma modalidade diferente para cada pessoa, de acordo com a personalidade e preferência? Além disso, podes dançar sozinhº ou acompanhadº, e o mais importante, não existe limite de idade para começar. A dança é uma actividade que pode ser iniciada na infância, na idade adulta ou na velhice.

Para além de uma forma de expressão artística, a dança social apresenta diversos benefícios para o corpo e para a mente, confere alguns deles.

✨ Estimula o cérebro e a memória

Para dançar é necessário memorizar sequências e recordar os passos que as compõem. Por isso a dança ajuda o cérebro a trabalhar, devido à necessidade de realização de multitarefas e criação de conexões, estimulando a memória e a atenção.

✨ Combate a depressão

Por ser uma atividade divertida, mas ao mesmo tempo complexa, a dança permite-te esquecer vários tipos de problemas e focar apenas no que estás a fazer. A dança aumenta a interação social e diminui a solidão e depressão.

✨ Relaxa e ajuda a controlar a ansiedade e o stress

Por ser uma atividade física, a dança aumenta os níveis de endorfina no organismo, responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Resultando num antídoto natural contra o stress e ajudando-te a relaxar e controlar a ansiedade.

✨ Estimula a coordenação e o equilíbrio

A dança aumenta a consciência corporal e espacial, estimulando a coordenação e o equilíbrio.

✨ A dança ajuda a socializar e reduz a timidez

Um dos maiores benefícios das danças sociais, é como o próprio nome faz adivinhar a socialização. Seja na sala de aula, nas noites sociais, nos congressos de dança ou num show, a dança promove a interação de pessoas com os mesmo objetivos e interesses que tu. A dança aumenta a capacidade de te expressares em público, combatendo a a timidez.

✨ Melhora a autoestima e autoconfiança

A dança que vai te ajudar a fazer as pazes com o teu corpo, ajudando a recuperar a autoestima e a desenvolver a autoconfiança.

✨ Melhora a postura e a flexibilidade

A dança pode ajudar-te a corrigir a má postura que desenvolvemos no dia a dia, através do fortalecimento lombar e abdominal, diminuindo as dores na coluna. Os movimentos de dança trabalham as articulações e os músculos, o que ajuda a fortalecer e alongá-los, aumentando a flexibilidade.

✨ Favorece a perda de calorias e tonifica os músculos

A dança é um tipo de atividade física que permite queimar até 600 calorias e tonificar os músculos, dependendo da modalidade e da intensidade da dança que se pratica. Tem como vantagem num processo de emagrecimento, o fato de ser uma atividade divertida, o que te pode ajudar a manter um plano regular de exercício físico ao longo dos meses e não desistir.

✨ E muito, muito mais!

Se não sabes onde experimentar, envia-nos uma mensagem com a cidade onde moras e aconselhamos-te as nossas escolas de dança parceiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *