Entrevista com Nuno Moreira

Entrevista com o nosso parceiro Nuno Moreira, professor de dança e fundador da Academia de Dança Nuno Moreira em Chaves, bem como organizador do Congresso Internacional Aquae Flaviae. Nuno Moreira é um exemplo de resiliência e contributo para o mundo das danças sociais, esperamos que o seu percurso te inspire.

Quando e como começaste a dançar?
Comecei a dançar faz cerca de 20 anos, comecei como aluno juntamente com a minha companheira da altura e hoje em dia curiosamente somos os dois profissionais da dança.

O que te fez querer ensinar?
O factor determinante é a minha paixão pelo ensino! Não sei se sabes e se as pessoas sabem mas a minha formação inicial é Biologia e Geologia… Leccionei durante mais de 10 anos no ensino público, durante o processo, chegou a uma altura em que já não conseguia conjugar as 2 coisas que era dar aulas de dança e leccionar no ensino público, até que optei pela dança deixando a minha carreira de professor de Biologia e Geologia.

O que gostas em especial em ensinar adultos a dançar?
Adoro a transmissão de conhecimentos, poder transmitir a minha paixão pela dança a outras pessoas… E poder verificar em como podemos ser tão importantes nas vidas das pessoas, pois muitas vezes as pessoas vêm para a dança para se distraírem ou porque se sentem sozinhas ou até para escapar à difícil rotina que por vezes têm. Aliás já tive casos em que as pessoas me disseram que a melhor coisa que lhe aconteceu na vida foi começar a dançar e ter-me conhecido, algumas até dizem que as salvei… Começaram a ver a vida de outra perspectiva e isso é muito reconfortante e impagável.

Mais recentemente, devido ao Covid, todo o país passou por um verdadeiro desafio de resiliência. Quais as características na tua maneira de ser, que te permitiram aguentar esta fase menos positiva, e voltar cheio de garra?
Olha é uma boa e interessante questão e de uma forma simples, a minha maneira de ser… Ser positivo, resiliente, com muita capacidade de persistência e de superação… Nunca baixo os braços e acredita que foi e continua a ser uma fase muito difícil, principalmente para quem como eu, apenas vive da dança!

Quem ajuda a materializar o projeto, quem é equipa por trás da escola?
A equipa por detrás da escola chama-se Nuno Moreira, hehe… Isto é, tudo passa por mim, por mais que te possa parecer estranho ou difícil de acreditar. Organizar um congresso como o Aquae Flaviae acarreta muito trabalho e preocupações, são horas e horas e na verdade é um trabalho constante ao longo do ano. Posso te dizer que ainda faltam 5 meses para a edição deste ano e já estou a preparar e ultimar a edição de 2022. Não sei se é uma virtude ou defeito, mas gosto de ter o controlo absoluto sobre os meus eventos, pois sou muito perfeccionista e não quero que falhe nada e como tal prefiro ser eu a tratar de tudo, mas claro que no fim de semana tenho colaboradores que me ajudam.

Cátia e Nuno Moreira - Professores de dança afro latina

Como começaste a dançar com a Cátia? Queres deixar-lhe alguma mensagem?
Eu comecei a dançar com a Cátia faz mais ou menos 3 anos, ela começou por ser minha aluna e agora é companheira de vida e de dança. Por acaso gostava de lhe dizer uma coisa: que seja menos refilona – ahah… É brincadeira!

Quais os principais estilos de dança presentes na escola?
A escola tem diferentes estilos de dança… Passando pelas danças sociais (afro-latinas), de salão, zumba, danças para crianças, entre outros estilos…

As aulas têm diferentes níveis? 
Sim temos diferentes níveis de ensino…

Quem está perto e deseja começar a dançar, pode experimentar alguma aula?
As pessoas que queiram iniciar ou ver o nosso trabalho, podem sempre experimentar grátis e sem compromisso a primeira aula.

Têm aulas para noivos?
Sim temos aulas para noivos… Aliás já ensaiei dezenas de casais ao longo da minha carreira… É uma das nossas componentes importantes no verão!

Tens alguma ocupação extra? 
Não tenho nenhuma ocupação extra em termos de remuneração… Mas felizmente sou uma pessoa muito dinâmica que se dedica a várias ocupações e projectos.

Como geres o tempo da escola com o resto?
Gerir é a minha palavra do meio… hehe…. ando sempre a correr mas sou muito organizado e metódico o que me permite conciliar todas as actividades que tenho e a minha vida particular.

Quais os projetos que estás a trabalhar atualmente a algum projeto futuro que desejes referir?
Eu sou um homem de projectos e na verdade, sim, estou a trabalhar em alguns projectos que ainda estão no segredo dos deuses, mas posso adiantar-te que um deles passa pela região litoral norte, na zona do porto – fiquem atentos!

Podes revelar-nos um pouco mais sobre o evento que organizas?
Quanto ao evento posso-te dizer que vamos inovar ainda mais e vamos ter algumas vertentes diferentes do habitual neste tipo de eventos, mas falamos melhor no dia 20 de Junho 2021… Portanto nada melhor que as pessoas estarem ON no nosso live no domingo, dia 20 de Junho, às 21h.

Aquae Flaviae International Congress by Nuno Moreira - 22, 23 e 24 Outubro 2021

Quero deixar-vos um convite para assistirem ao Live que o Nuno referiu no IG e no Facebook da Gravityº Dance Goods, dia 20 de Junho 2021 às 21 Horas. Vamos estar à conversa com o Nuno, que irá desvendar mais informações sobre o Aquae Flaviae International Congress, a realizar dia 22, 23 e 24 de Outubro de 2021.

Gostaste da entrevista? Se tiveres alguma questão para o Nuno Moreira, deixa nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *